Doular é amar, é doar e acompanhar.

sábado, 16 de outubro de 2010

Amamentação - Quando um peito fica maior do que o outro

Por Maísa



Algumas mulheres que amamentam experienciam ter um peito maior do que o outro. Não estou me referindo àquela diferença natural que ocorre ao longo do dia, quando um peito está sempre mais cheio do que o outro e vão se revezando nesta apresentação. Estou falando de uma diferença que, independente de qual peito esteja amamentando no momento, sempre há o que se apresenta maior do que o outro.

Apesar de eu ter 3 anos e meio de amamentação com meus dois filhos nunca havia me acontecido isso. Até que há um tempo atrás percebi que um peito estava bem maior do que o outro. Fiquei observando, passavam os dias e nada mudava, parecia até que a diferença acentuava e o esquerdo já estava constantemente o dobro do direito, perceptível até mesmo vestida. Eu estava amamentando normalmente com os dois peitos, como sempre havia feito, revezando-os nas mamadas. Mas não sei por qual razão o esquerdo estava produzindo muito mais leite, embora o direito, ainda que bem menor, também satisfazia minha filha. Bom, ela estava com um ano e dois meses e eu poderia desmamá-la para tentar assim ter meus dois peitos igualados novamente. Mas não era isso o que eu queria, pois, ainda que esteja também grávida, quero continuar amamentando-a um pouco mais.

O que eu comecei a fazer então foi o seguinte: continuei a amamentação nos dois peitos com a proporção diferenciada. A cada mamada no peito esquerdo seguiam-se 4 mamadas no peito direito. Após uma semana nada havia mudado ainda, mas minha intuição disse para continuar, que esse era mesmo o caminho. Após quinze dias comecei a notar alguma mudança, mas o peito esquerdo continuava ainda bem maior. Prossegui com o mesmo esquema, mantendo apenas 20% das mamadas no peito esquerdo. Após dois meses eles já estavam praticamente igualados.

Agora, com três meses nessa rotina, os peitos estão finalmente como eu queria. Mas como percebo ainda uma tendência no esquerdo em encher mais rápido, estou mantendo a proporção de mamadas de 1 para 2 em relação ao direito.

Gestar, parir e amamentar é vivenciar muitas mudanças em pouco tempo. Aceitar essas vivências como algo natural e perceber as transformações com um olhar atento desprovido de preconceitos é fundamental para se realizar com essas experiências.

105 comentários:

  1. Vanja, que interessante! Eu estou passando exatamente por isso. Minha filha tem seis meses e o meu peito direito está beeeem menor que o esquerdo há uns dois meses. O esquerdo enche muito mais e a Gigi só quer saber de mamar nele... Fico até preocupada de o direito parar de produzir... Sempre ponho ela pra mamar nos dois, mas ela tem mamado muito mais no esquerdo. Tenho, inclusive, tentado estimular o direito com o tira-leite manual. Seguindo o teu exemplo, vou incentivar mais as mamadas no direito!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Agora que vi que foi Maísa quem escreveu... Parabéns para as duas!!!

    ResponderExcluir
  3. Filha de Iemanjá.
    Este é um problema relativamente comum entre nós quando estamos amamentando e a dica da Maísa é certíssima.
    Depois conte seus resultados.
    Com carinho e paciência vc tb vai conseguir.
    Muito obrigada pela sua participação!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho um bebê de 9 meses e o meu seio esquerdo tá maior que o direito o que devo fazer para estimular para dar mais leite para ficar igual'me ajudem gente por favor eu tenho vergonha de ficar nua na frente do meu marido

      Excluir
    2. meu bebê tem 9 meses e o meu peito direito é menor e o meu peito esquerdo é maior o que devo fazer para estimular para ficar igual

      Excluir
  4. PARABÉNS ESSAS DICAS SÃO OTIMAS.
    MEU MÁRIO NETO TEM 11 MESES E MAMA BEM NOS DOIS SEIOS, MAS O SEIO ESQUERDO SEMPRE PRODUZ MAIS LEITE. SEGUIREI AS DICAS E DEPOIS MANDO NOTICIAS, ABRAÇO!
    HALLINY

    ResponderExcluir
  5. Olá amigas, gostei muito das dicas, mais comigo acontece o mesmo. Minha filha já tem 1 e 5 meses e tem uma preferência pelo seio esquerdo que ficou maior. Já estava até querendo parar de amamentar, mais vou tentar dar mais o peito direito, para ver o que acontece.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. ola!!! ja estou amamentando ha 6 mese
    eo meu seio esquerdo esta muito grande
    so ele que cresce o seio direito nao cresce de jeito nenhum,mesmo eu dando ele,nao estimula o leite...será o que eu faço paro de amamentar?

    me ajude? esta horrivel a diferença...

    ResponderExcluir
  7. Halliny,
    òtimo sua participação.
    E aí, como ficou sua amamentação depois dessa dica da Maísa? Conte-nos.
    bj

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, aproveite este espaço de troca e nos conte a continuidade da sua experiência com sua filha de 1 ano e 5 meses, na época.
    bj

    ResponderExcluir
  9. Drikasg,
    Parar de amamentar é uma decisão radical que não vai resolver sua situação. Se a diferença é tão grande assim sugiro que vá a um mastologista para um diagnóstico mais preciso.
    Fora isso mantenha firme a decisão de oferecer o seio menor e mantenha-se em observação do seu corpo, da reação do seu bebê,
    Volte para nos contar como resolveu sua situação.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus, pq sempre o seio esquerdo, né? comigo não está sendo diferente. Meu filho de 15 dias se satisfaz bem mais com o seio esquerdo e isso faz com que ele encha de leite mais rápido e fique bem maior que o direito. Quando ofereço o direito a sensação que dá é que não sai nada!! Mas mesmo em menor quantidade ofereço o seio direito e o esquerdo também. A dica da Maísa é válida e vou seguí-la! Depois conto o resultado. Bj

    ResponderExcluir
  11. Olá Vanja! vi que vc é fisioterapeuta. Que legal! Eu como profissional da área achei muito interessante a abordagem sobre amamamentação, já que é um tema muito complexo. Parabéns pelo blog. sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Viviane.
    Seja bem vinda e participe com dicas e orientações.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá anônima com BB de 15 dias.
    Seja bem vinda e conte para nós sobre suas evoluções na amamentação.
    É muito importante observar o ritmo do corpo e administrar o equilíbrio.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  14. Oi! Também estou passando por isso e confesso que é muito chato... Minha filha tem quase 4 meses, mamava bem nos dois até completar o segundo mês, e daí em diante só queria saber do peito esquerdo... os dias foram se passando e eu achava que iria se normalizar mas não... meu peito esquerdo está beeeem maior que o do direito... secou muuuuuito e eu mal percebi! Agora estou na luta em dar o peito que está menor para ela mamar, só que como ela ficou um tempinho sem mamar nele as fissuras estão voltando... e aja dor! É como se eu tivesse voltado pra estaca zero. Vou tentar dar bastante o direito, e só um pouco o esquerdo e tirar o leite que estiver muito cheio enquanto ela não amamenta. Obrigada pela dica, até levantou o meu astral! :)

    ResponderExcluir
  15. Oi... a amamentação no peito direito melhorou mas mesmo assim o esquerdo sempre fica um pouco maior e sempre produz mais leite, é normal? Tem alguma fórmula para igualar o volume dos dois? Ou só quando ela parar de amamentar que volta ao normal? Na verdade, eu adoro amamentar e não tenho pressa para deixar...

    ResponderExcluir
  16. Olá Flor de Lótus,
    Fico feliz que tenha osbservado e se dedicado a amamentação com tanto carinho. Não existe uma fórmula perfeita. Sua observação é a receita certa para a amamentação. É provável que os ductos mamários do lado esquerdo sejam mais calibrosos que os do lado direito. Mas não tem exame que faça esse tipo de detecção, ainda bem! A natureza é sábia e perfeita. Sugiro que continue na observação e no oferecimento do seio direito mais vezes fazendo seu controle pessoal de tamanho do seio e da quantidade de leite que ele produz. Esse é o melhor caminho, o caminho do meio, do equilíbrio! Parabéns pela dedicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa fico mais tranquila vejo q n é só eu c esse problema,ja estava preucupada c a desigualdade,vou oferecer mais vezes o direito mesmo c dor...obg

      Excluir
  17. Olá Vania, poxa estou passando por esse mesmo problema, meu seio esquerdo é muito maior do que meu seio esquerdo , é horrivel quando me olho no espelho e vejo a diferença. Mais adoro dar mama a minha princesa Melissa, ela tem apenas 2 meses .
    Ela tambem nao gosta muito do meu seio direito, que coisa né?! eu sempre acho que ele esta vazio! Mais vou seguir a dica, espero que eu tambem consiga, me animei muito depois dessa formula .
    Depois posto o que aconteceu, obrigada , bjs

    ResponderExcluir
  18. Nossa...estava preocupada com meu seio esquerdo que está bem maior que o direito, mas vejo que n ão estou sozinha nessa luta. Também, ofereço os dois seios e sinto apenas o esquerdo encher muito e o direito está sempre vazio. Vou tentar o eferecer mais o direito. Gostaria de saber se devo esvaziar o esquerdo quando estiver cheio, já que oferecerei o mais vazio?

    ResponderExcluir
  19. karina
    oi gente esto passando pelo mesmo problema de vcs,meu filho esta com 9 meses e há 2 meses tenho notado um diferença enorme entre um seio e outro, o direito nao enche ,e quando enche demora uns tres dias, mais nao chega a ficar igual a ao esquerdo quefica muito cheio,contei isso aomédico ele disse q é porque eu dou um mais do que o outro e passou um remedio para secar meu leite sao dois comprimidos para serem tomados por dois dia ,e tem todo um procedimento disse qu eu tinah q ue esvasia totalmente o peito para tomar o remedio tinha que colocar uma faixa bem apertada para o peito nao encher, se nao ia fikar com um peio mair q o outro, mas nao fiz isso pq fiquei com do do bbpq ele mama noite toda ainda, agora to dando mais o direito q é prara estimular.

    ResponderExcluir
  20. minina,ta uma hepidemia um seio maior que o outro.nao e? o meu esta na desigualdade desde a maternidade. mas,o meu caso e que desde a adolescencia que um seio tem bico e o outro nao e invertido, e so amassadinho.dai dificutou a amamentaçao no seio direito.nao feriu.graças a deus.mas quando meu filho pega,se eu nao tiver posto o formador de bico,doi muito pra formar ali,na hora.e alem de estar um maior q outro, quando ta enchendo parece espinho ao invez de leite.doi q e uma beleza! essa dor ao encher e normal? meu filho tem um mes d nascido,e ate uns quinze dias o enchimento de leite nos meus seios era tao prazeroso quanto amamentar. eu to fazendo igual as mininas.amamentando em um e dismamando outro.e ta dando certo.um abraço e parabens pelo blog.mirian

    ResponderExcluir
  21. ola pessoal...meu caso tbm é parecido,o peito esquerdo e bem maior que o direito..fiquei assustada..mais vi a dica vou tentar fazer isso..mas o peito direito parece que sai menos leite que o esquerdo...obrigada pessoal...

    ResponderExcluir
  22. ola poxa estou passando por esse mesmo problema, meu seio direito é muito maior do que meu seio esquerdo meu filho tem 1 ano e 12 meses Nossa...estou preocupada

    ResponderExcluir
  23. Olá, sou Maísa, que escreveu este texto. Comentando uma pergunta anterior: Se o peito maior estiver muito cheio a ponto de incomodar ou doer, e não for o momento de oferecê-lo ao bebê, você pode tirar um pouco do leite manualmente. Fazendo isto você vai estar estimulando o peito, então não é bom fazer muito. Mas pode ajudar, visto que, como não vai encher a barriguinha do bebê, na próxima mamada ele vai mamar e estimular o mais vazio.
    Recentemente, passei novamente por isso e consegui reverter seguindo estas mesmas dicas do texto. Estou convicta que este "problema" pode ser resolvido com a administração adequada das mamadas. E se a mulher interromper a amamentação com os peitos desiguais, vai ser difícil reverter esta situação de forma natural.
    Abraços! Um beijo Vanja!

    ResponderExcluir
  24. Boa Noite
    Meu sei esquerdo tb esta bem maior que o direito e o problema é que meu filho agora só quer mamar no esquerdo, me falaram de um remédio chamado aborrecida para ele parar de mamar ,será que se eu passar só em um seio ele mama o outro?

    ResponderExcluir
  25. oi gente tambem estou com o mesmo problema e nao sei o que fazer pois visto uma blusa e todo mundo percebe que um esta maior que o outro e muito complicado fico com muita vergonha! meu filhinho tem7 meses e ofereço os dois peitos mas ele gosta mesmo e do peito esquerdo mas nao desisto e continuo dando os dois o que nao entendo e que mesmo ele mamando o direito a disgrama do peito nao junta leite e isso so aconteceu comigo depois que tomei agua inglesa para aumentar o leite ,ai um começou a produzir mais que o outro.

    ResponderExcluir
  26. Oi meu nome é Jéssica meu filho tem 1 ano e 4 meses,meu seio esquerdo é bem maior que o direito e me disseram que eu tenho que dar mais o peito maior, mas não concordo com isso.Um exemplo:Se vc malhar mas obraço esquerdo que o direito qual que vai ficar mais forte? com certeza o que malhou mais, a mesma coisa são os seios. Vou fazer o que Maísa falou e depois dou resposta do resultado.
    Muito obrigada pelo espaço!!!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Olá, me chamo Vaniely.. Sou mmãe de primeira viagem e estou amamentando há 24 dias mas já fazem umas duas semanas que reparei na diferença de tamanho dos seios também aconteceu com o esquerdo, o direito produz mais leite já estou com uma diferença enorme e é algo que além de mexer com a auto-estima me entristeceu demais há alguns dias tem me atrapalhado até no meu casamento, eu sempre quis e desejo muito amamentar meu filho e nau gostaria de parar a amamentação mas o fato de ficar com um seio maior que o outro me aterroriza. Não pelo fato do tamanho em si mas pela enorme diferença, mas vou seguir a dica e observar, depois eu volto e divido a experiencia novamente!! Obrigada.

    ResponderExcluir
  28. olá,gostei muito da dica amamento meu filho de seis meses e passo pelo mesmo problema,mas ficou uma duvida e o outro seio o[ maior ] nesse entervalo não vai encher muito. bjos.

    ResponderExcluir
  29. ola meninas eu tambem estou passando por esse mesmo problema mas uma duvida sera que nossos seios vao ficar do mesmo tamanho?
    tomara

    ResponderExcluir
  30. amei a dica , vou tentar fazer isso . meu peito direito é beeeem maior que o esquerdo , me sinto horrível quando me olho no espelho e vejo essa diferença, minha alto estima? não existe mais por conta disso , mas vou fazer isso. Estimular mais o esquerdo :D minha Melissa tem 3 meses, eu tenho 17 anos tenho medo de ficar com esse defeito para sempre. =\

    ResponderExcluir
  31. bom dia minha filha tem 11 dias de nascida e meu sei direito esta bem maioooor que o esquerdo e bem duro, estou com muito medo de ficar com um maior que o outro, estou dando so o menor para ver se ele cresce para igualar com o direito e nada. me ajudem por favor (josiane)

    ResponderExcluir
  32. estou com peito maio do que outro que eu fasso

    ResponderExcluir
  33. Pois é meninas a minha situação também é essa,achei que eu era a unica, o pior é que os meus seios eram pequenos antes dele nascer agora o direito continuou pequeno e o esquerdo cresceu como o da Pamela Anderson. O pior que eu tenho aula e nesse periodo o seio esquerdo cresce o dobro.
    A solução é colocar enchimento no outro lado e torcer para quando o bb parar de mamar volte ao normal.

    ResponderExcluir
  34. karina
    e q vc ta dando so em 1 peito vc tem q reveza
    cmigo tambem taba assim mais vc nao pode dar so em um ceio
    pq se nao depois q o leite secar vc vai fikar com um paito menor o outro maior ^^

    ResponderExcluir
  35. Estou passando pelo mesmo proplema mais logo darei noticias gostei muito desses comentarios pois minha cabeça já estava pirada pois uns diziam para mim que tem que dar mais o peito maior pois depois que desmama o peito grande incole, o melhor fica menor e me diziam se eu der o peito mais pequeno ele iria diminuir mais , pois agora eu me senti bem mais confiante nesse comentario sobre dar o menor para que ele produza mais leite e fica iqgualado muito obrigado Deus abençoe

    ResponderExcluir
  36. Olá,estou passando pelo mesmo problema que muitas mulheres, meu seio esquerdo é bem maior que o direito, meu bb tem 5 meses e desde os 2 meses prefere não sei por qual razão o esquerdo. Não sei como resolver, mais vou seguir as dicas pra ver o resultado. É uma situação constrangedora para mim. Obrigada volto para contar o resultado depois.

    ResponderExcluir
  37. Olá
    Minha pequena ja esta com 1 ano e 4 meses, e ela ja desmamou quando tinha 11 meses....só que ao longo da minha amamentação tive mastite umas 3 ou 4 vezes e o meu seio esquerdo era o mais prejudicado pq produzia mais leite que o direito...entao agora meu seio esq esta bem maior que o direito....nao sei o que fazer pra acertar isso...o pior é que ainda sai leite do esquerdo...alguem por favor me da uma dica....obrigada

    ResponderExcluir
  38. Ola
    Também estou com esse problema
    tou com um seio bem maior que o outro,
    a diferencia é muito grande
    é orrivel

    ResponderExcluir
  39. olá!eu tb estou tendo o mesmo problema com meu rapaz de 2 meses, ele só quer mamar no seio esquerdo e o direito ta menor no meu caso acho que é pq o bico do direito é menor e fica mas difícil pra pegar vou tentar seguir sua dica e ver se vai dar certo...abraço

    ResponderExcluir
  40. olá...no meu caso e diferente os seios,o meu esta maior o direito e o esguerdo bem menor aff...
    sera q se eu tirar leite com a bombinha ajuda ? meu bebe completa 3 meses dia 28 !

    ResponderExcluir
  41. Comigo está acontecendo a mesma coisa.o meu peito direito é maior que o esquerdo e tem dias que fica bem visivel.num sei mas o que fazer.a minha auto estima está lá embaixo,me sinto muito mal quando me olho no espelho.mas depois que li a publicacão de vocês fiquei mas feliz...

    ResponderExcluir
  42. É uma postagem antiga, mas mesmo assim vou comenta-la, eu tbém estou passando por esse problema, to em panico de ficar com os seios maior que o outro, to me sentindo envergonhada de sair na rua e de ficar nua pro meu esposo :/
    é com meu seio esquerdo tbém que ta bem maior.
    meu bb tem 1 mes vai completar 2, assim que tive eles os 2 seios estavam bem cheios, não sei exatamente quando isso começou acontecer, mas agora ta notorio, cheguei até pedir pro meu esposo fazer o trabalho do meu filho rsrs pq meu bbe chora muito e não gosta do seio dirito pq ele taa bem muxo, aparentando está vazio :/

    ResponderExcluir
  43. vanja por favor me tire essa duvida,o meu peito direito ficou muito maior q o esquerdo,e muito percepitivel,fico muito triste pq a direnca ver ate nas roupas q visto fico ate sem vontade de sair pq tenho vergonha.. por favor o que devo fazer? e verdade tambem q qdo paranmos de amamentar fica um seio maior q o outro?

    ResponderExcluir
  44. BOM eu adorei as dicas e vou tentar... meu filho tem 4 meses, e é minha segunda temporada de amamentação, na minha primeira gravidez ja percebir antes do bb nascer, q meu peito direito era menor que o esquerdo é natural ser um pouco maior ai devido a falta de informação fiquei com um peito maior q o outro por todo periodo de amamentação... tirei a mama e fiquei com o peito direito maior mais a diferença não tão grande. ja agora nessa segunda vez estou na mesma situação... mais agora ja sei oque fazer obg... parabéns...

    ResponderExcluir
  45. Olá, meu nome é ingrid e sou nova nessa face, tive meu primeiro filho á dez dias e de um dia pro outro meu seio direito muchou mto mesmo tendo bastante leita e o esquerdo encheo demais, a diferença é mto nitida, tenho vengonha até de sair de casa, o direito está umas 3 vezes maior q o direito, e sempre dei os dois, só mudei um pouco agora q minha tia q é enfermeira me disse pra estimular mais o menor só assim ele vai enchendo, só q eu me desespero ao ver essa diferença, meu prazer em amamentar até diminuiu e fico desesperada por q parece q o seio direito não estÁ saciando a fome do meu filho, já qdo dou o esquerdo ele parece ficar mais calmo, só q eu aperto o direito e vejo q tem leite sim, mas fico confusa do mesmo jeito... Por favor me ajudem, não sei o q fazer, preciso saber se tem alguma forma de esvaziar o seio maior (esquerdo) ou aumentar o direito logo, e não qro parar de amamentar,mas tenho medo de além de não matar a fome do meu filho ainda ficar com um seio maior q o outro, entrar em depresão por isso, ou algo assim, já q sempre cuidei demais do corpo até mesmo na gravidez, só comia coisas saudaveis, já prA não sofrer com tanta mudanças no corpo... desde já obrigada

    ResponderExcluir
  46. Pessoal, também tenho o mesmo problema, vou seguir as dicas.
    OUTRA COISA; tenho uma produção de leite muito grande, sempre sobra muito leite acho que daria para amamentar mais uns 2 bebes. Estou procurando um banco de leite para dor mas não consigo, já pesquisei na internet e sites de banco de leite e peguei mais ou menos uns 12 telefones mas sempre que ligo o telefone está errado ou não existe, fui até um posto de saúde próximo da minha casa e a infermeira me deu um telefone de um banco de leite que recebe doações, mas quando liguei foi a mesma coisa, telefone errado.
    PORQUE É TÃO DIFICIL DOAR LEITE?
    Sei que tem muitas mães precisando, estou guardando em potes no frezer mas depois passa do prazo de validade e tenho que jogar fora, que pecado.
    Quem poder me ajudar informando um banco de leite que recebe doações eu serei grata, estou em GUARULHOS, meu face book é janfagundes1hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Estou passando por isso também! Espero que dêcerto assim como deu para você, pois é estranho observar seu corpo e ver um seio maior que o outo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  48. Meninas socorro!!! meu filho está com 2 meses e meu seio esquerdo está enorme e o direito parece que está secando o que devo fazer, quando ofereço o direito ele rejeita e acho que nao satisfaz ele...o que fazer??? tenho outra filha de 4 anos mas isso nao me aconteceu..obrigadooooo

    ResponderExcluir
  49. meu filho está com 11 meses e mama com muita vontade o esquerdo, quando ponho ele pra mamar o direito parece q tem féu ele faz uma careta não mama mais, empurra o peito e tudo a diferença esta horrorosa pq deu estria no esquerdo de tanto encher e esta ficando caido,mas o direito continua como sempre foi pequeno e sem bico estou desesperada, o q faço???

    ResponderExcluir
  50. Olá!
    Meu nome é Cláudia e tenho uma bebê linda de 4 meses. Também fiquei apreensiva ao perceber que uma mama enchia muito enquanto a outra produzia muito pouco leite. Estes relatos me foram muito úteis e me deixaram mais tranquila. Vou seguir as sugestões e tenho certeza que em breve essa situação estará contornada.
    Parabéns pelo blog!!! MARAVILHOSO!!!!
    Bjim para todas!!!

    ResponderExcluir
  51. Estou com uma bb de 25 dias e tenho outras 2 filhad e tive o mesmo problema minha mama direita enche bastante a esquerda não. A minha filha mais nova amame.tei só 4meses por causa dissp. Mas essa pretendo amamentar, mais tempo, ofereço a,mama esquerda que tem menos ela fica nervosa pq tem pouco e acaba pegando mais a direita. Tem alguma dica para que as duas encham por igual?

    ResponderExcluir
  52. Olá gente,meu nome é Sislene. Não sei se ainda consigo resolver o meu problema. No meu caso a mama direita está maior que a esquerda e infelizmente eu quase nao tenho leite, mas isso desde a maternidade. Em um mês meu bebê ganhou pouquissimo peso e a pediatra indicou o complemento. Meu bebê nao mama no peito esquerdo de jeito nenhum, fica com ânsia e o peito direito esta bem maior que o esquerdo, mas tambem esta com pouco leite. E agora? Será que vou ficar com o peito direito bem maior que o esquerdo pra sempre? Tô muito preocupada, só quem está passando por essa situação sabe o quanto isso atrapalha nossa autoestima e o momento de intimidade com nossos parceiros.

    ResponderExcluir
  53. Olá...tambem estou com o mesmo problema...e meu filho tem apenas 27 dias...imagina quando tiver maior....vou seguir essa dica...porém tenho uma dúvida....e quanto ao peito esquerdo? o que farei com o leite q ele acumular? vai pedrar? Tenho q tirar? Att, Tathianne.

    ResponderExcluir
  54. TB ESTOU COM ESSE PROBLEMA,JA NAO SEI Q FAZER MEU FILHO ESTA COM 1 ANO E 8 MESES,MEU SEIO DIREITO ESTA BEM MENOR Q O OUTRO.FUI NA MEDICA E ELA FALOU Q VOU FICAR ASSIM PRA SEMPRE,SAIU DE LA TRISTE SEM SABER Q FAZRE.

    ResponderExcluir
  55. eu tenho esse problema fui mae muito nova tenho 4 filhos meu bebe tem 5 meses e todos mamarao praticamente o mesmo peito tenho vergonha de sai até na rua pois fica bem a mostra e os outro repara tenho até depresaõ com isso como faco para muda os meus tbm me ajuem por favor,tenho vergonha do meu marido nao fico sem roupas perto dele assim nunca poderei por um biquine legal me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  56. ola meninas estou passando por isso em 4 amamentacoês meu bebe tem 5 meses e meu peito é muito maior que o outro tenho vergonha de sai na rua do meu marido,me ajudem a resolver esse problema.bjs

    ResponderExcluir
  57. Oi, eu também estou com a mesma problema, a minha tem 2 meses e por causa da dor e da ferida deixei lhe o peito esquerto agora notei uma grande diferença e nao sabia como resolver esse caso. Muito obrigado pela dica, apartir de agora passo a amamentar com esse seio so que tenho medo que faça como da primeira fez. Ja esprimentei doiiiiiiiiiii mt e parei. Bjxxx

    ResponderExcluir
  58. vanja e maísa, minha situação é um pouco diferente. meu filho tem 1 ao e 1 més e meus seios estão completamente desiguais ele já n mama mais como antes e estou muito preocupada

    ResponderExcluir
  59. Olá meu filho tem 1 ano ainda amamento ele comecei a ter esse problema agora notei que meu peito direito esta maior que o esquerdo mais pesado mas sempre amamentei nos dois peitos da seguinte forma primeira mamada no direito deixava ele esvaziar como ele nao mamava muito na proxima mamada eu dava no esquerdo nao revezava na hora e sim a cada mamada mas nunca tive problema agora estou notando como faço eu dou 1 mamada no peito maior e 4 no menor???mas o maior ira encher muito??nossa estou muito preocupada.Meu nome é Samanta

    ResponderExcluir
  60. O meu caso é igual, mas diferente! rsrsrsr
    O seio maior é o direito que tem também o bico mais projetado e produz muito mais. Constumo brincar dizendo que tenho seios como se fossem de mulheres diferentes...
    Tem mais de 5 anos que amamento meus três filhos, o caçula agora está com 1 ano e 3 meses e eu sempre produzi mais com o direito, ele vive cheio e outro vive murcho. Nunca privilegiei nenhum dos dois, dou na mesma proporção.
    Eu não havia pensando em dobrar a mamada no menor, vou tentar.
    Uma dica que deu muito certo comigo é fazer compressa gelada no seio maior para reduzir o desconforto se estiver 'muito cheio' e controlar a produção sem o estímulo de tentar ordenhar.
    cariny cielo

    ResponderExcluir
  61. O meu tbm está assim vou fazer o que você fez para ver se melhora!

    ResponderExcluir
  62. nossa tenho esse problema tambem, porem meu esquerdo tem uma diferença horrivel, que aparece e tenho muita vergonha, vou tentar suas dicas e posto aqui se der certo, obrigado. bjsss

    ResponderExcluir
  63. Nossa...até fiquei mais tranquila agora depois de ler os comentarios....meu peito esquerdo está muito muito maior do que o direito, independente de eles estarem cheios ou vazios....o esquerdo esta sempre maior.....nem me olho no espelho pq não gosto de olhar.....vou tentar fazer isso...espero que melhore....

    ResponderExcluir
  64. Ameeeeeeei esse post! Era o que eu precisava! Meu filho tem 1 ano e 3 meses e meu seio esquerdo ta mt menor... Vou oferecer bastante, para estimular mais. Tomara que de certo!

    bjs

    ResponderExcluir
  65. Meu filho tem 1 ano de 2 meses ,o meu seio esquerdo também é bem maior que o direito isso porque ele só mama do lado esquerdo não pega o direito de jeito nem um, o meu seio direito não tem bico por isso ele não pega ,não sei mais o que eu faço o meu seio esquerdo ja ta em carne viva todo ferido e não sinto mais prazer de da mama porque sinto muita dor mais não quero parar de mama pra ele ,o meu bebe mama somente a noite pois só chego a noite.Sera que um dia volta ao normal?

    ResponderExcluir
  66. ola mamaes tambem estou passando por isso um peito igual o da pamela e o outro igual a uma adolecente de uns 13 anos fala serio o meu obstreta falou que eu teria que alimentar mais pelo que enxe menos o esquedo sempre cresce mais ,o meu bb tem sete meses e ele e fanatico por lei de preferencia de peito esquerdo .nao tem sutia que me deixe feliz que chato gente... mas eu amo amamentar e tudo de bom voltei a forma super rapido mas os peitos me tira do serionos merecemos ser mamaes lindas acima de qualquer coisa nos sentimos sexes;atraentes etc pesso muito a Deus que fiquem normal torso pra que de tudo serto para nos afinal merecemos ta .....bejim jana lima

    ResponderExcluir
  67. Olá meninas!Nossa eu também estou com esse problema do seio esquerdo, ele está bem maior do que o direito e minha filha não quer saber de mamar no direito, ela chora tanto... então, também estou tirando leito do direito para ver se melhora, vou seguir as dicas pois esta muito visível a diferença dos seios. Obrigada pelas dicas meninas! bjos

    ResponderExcluir
  68. OLÁ! ESTAVA UM POUCO ASSUTADA COM A DIFERENÇA NO TAMANHO DA MINHA MAMA DIREITA, POIS MEU BEBÊ TEM 1 ANINHO E MAMA BASTANTE A QUANTIDADE DE LEITE JÁ NÃO É A MESMA PORÉM, O MEU BEBÊ CONTINUA MAMANDO TENTEI O DESMAME MAIS ATÉ AGORA NÃO CONSEGUI... FELICIDADES COM SEUS BEBÊS. BJS!!!

    ResponderExcluir
  69. meu filho tem 1ano 1mes estou com o peito esqerdo maior minha alto estima ficou muito baixa nao tenho vontade de colocar um decote

    ResponderExcluir
  70. Olá!
    Esse tema é muito interessate. Estou amamentando a 4 meses e meu filho não quer saber de pegar meu seio direito, ele chora muito quando ofereço e acabo dando o lado esquerdo. Agora a diferença etre eles é muito grande fora que o direito não tem tanto leite como o esquerdo,tento até tirar com a maquina e vejo que acaba rápido, não sei mais o que eu faço estou muito preocupada com isso. O que devo fazer????

    ResponderExcluir
  71. poxa obrigada pela dica, e exatamente oque acontece comigo, o esquerdo e oq da mais leite e o direito e muito pequeno. farei oq vc mencionou obrigada bjooo

    ResponderExcluir
  72. Ola
    Tambem estou com o mesmo problema meu seio direito esta bem maior que o esquerdo...
    vou seguir a dica e dar mais o direito....

    ResponderExcluir
  73. Gente meu filho tem 6 meses agora dia 02/07/13 vai fazer 7 meses e ainda mama no peito. Só que ele mama muito mais durante a madrugada doque de dia . E eu tambem estou com um peito maior que o outro. Meu esquerdo esta super pequeno e o direito esta enorme. E agora oque faço estao flaxidos e caidos rs . Podem voltar ao lugar ????obrigada meninas adorei o blog. Bjs

    ResponderExcluir
  74. Eu fiz e dei super certo muito obrigada e boa sorte meninas

    ResponderExcluir
  75. Olá, estou passando pelo mesmo problema, meu seio direito feriu e ficou com landra dei compressa de água.fria ele ficou mucho e o seio esquerdo enche muito mais ai meu bebê tem preferência por ele ....
    Ele está com um mês você acha que se eu seguir sua dica de dar mais o direito ele pode igualar? Uma dúvida se eu der mais o direito que é o menor o que faço com o esquerdo porque enche muito e se não tirar o leite fica com um queimor horrível... Por favor me responde me ajuda estou ficando muito pra baixo com essa situação, a sensação de ver um seio maior que o outro e deprimente ;(

    ResponderExcluir
  76. Olá, estou amamentando minha filha de 1 ano e 1 mês. E de uns meses pra cá, o seio esquerdo está muito maior que o direito, inclusive o esquerdo enche enche e o direito nada, só fica pequeno, mas ainda tem leite nele.
    Oque devo fazer ? devo dar mais no peito direito que está menor ?
    Me ajude, obrigada..

    ResponderExcluir
  77. Gente também estou com a minha alta estima no chão, o meu bb tem 1 ano e 6 meses e o meu seio direito ta bem maior do que o esquerdo, e ele só quer mamar no direito. Será que quando parar de amamentar a diferença ira ficar visível?????
    Preciso de uma resposta, por favor.

    ResponderExcluir
  78. Ola meninas estou com o mesmo problema Meu filho têm 4meses e mama só no peito direito agora o esquerdo ficou bem pequeno. O que faço me ajudem por favor e horrível. Socorro.

    ResponderExcluir
  79. Amei as dicas vou tentar desse modo. Pois meu seio direito é maior do q o esquerdo e minha bb de dois meses nao gosta do esquerdo pq nao sai muito leite ai nao satisfas a barriguinha dela, ai dana-si a chorrar com fome e so quer o direito.... Vou tentar ...

    ResponderExcluir
  80. vanja
    sou aline bem minha bebe esta com 4 meses eu tbm tive este problema o seio direito produz muito mais e o esquerdo ja não tanto assim minha bebe mama mais o direito e o esquerdo esta menor e quase não produz mais sera que ainda tenho alguma chance

    ResponderExcluir
  81. oi gente , meu filho tem 5 meses e de um tempo pra cá percebi que meu seio direito e bem mas maior que o esquerdo... jah tentei deixar ele mas no esquerdo , mas ele zanga ... e nunca quer mamar .... oque eu faço ??? a diferença deles dois eh enorme

    ResponderExcluir
  82. Olá gente !
    tenho um filho de 5 meses e ele só mama :/
    dou mamar a ele nos dois peitos maaais um enche muuuuuuito mais que o outro e , o esquerdo esta ficando murcho e pequeno e a produção de leite esta diminuindo , e quando enche fica vazando e dolorido , ...
    não sei mais o que fazer , tento dar mais o esquer mais ele faz birra e termina ñ mamando , ...
    e o peito direito enche tanto , que fica muuuito grande e beem cheio chega a doer minhas costa ..
    espero que alguem possa e ajudar :/

    ResponderExcluir
  83. também estou com a mesma dificuldade, meu DIOGO só quer saber do peito esquerdo, tento fazer com que ele mame nos dois por igual mais é difícil ,e, quando tento dar apenas o direito por um longo período meu peito esquerdo enche muito e até fica dormente, o meu filho esta com oito meses e mama praticamente a noite inteira tirando o tempo em que ele dorme no berço , mais agora com essas dicas estou mais esperançosa de ter meus seios iguais novamente, adoro amamentar fico fascinada em ver ele mamando, meu primeiro filho mamou até os quatro anos mais meus seios não ficaram tão diferentes . obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  84. Gente, estou passando pela mesma situação. Tenho 22 anos e um filho de 11 meses. Ele só quer saber de mamar no peito esquerdo e o direito está visívelmente menor, chega a ser feio :( Será q qd o leite do peito esquerdo secar os dois ficarão do mesmo tamanho?

    ResponderExcluir
  85. Gente oque eu faço meu seios estão muito horrível ñ sei oque fazer eu só tenho 18 anos e ñ tenho muita experiencia preciso muito da ajuda de vcs meu seio direito esta enorme e o esquerdo secou e meu filho já esta com 10 meses estou pensando em deixar a mama mim ajudei ñ quento nem olhar meus seios mais choro muito por isso :/

    ResponderExcluir
  86. estou passando pelo mesmo problema meu filho tem 1 ano e 6 meses e nao quer mamar no seio direito de jeito nenhum nao sei mas o q fazer a diferença de um seio pro outro e muito grande estou desesperada me ajudem por favor desde ja agradeço L.D

    ResponderExcluir
  87. Vi seu conselho, e segui. Deu certo. Agora a diferença e muito pouca, q so eu perccebo. Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  88. amei estou com o mesmo problema, mais vou seguir a dica muito boa obrigada

    ResponderExcluir
  89. Gente estou passando pela mesma coisa. Meu seio direito é bem maior que o esquerdo , todo mundo percebe e eu fico com muita vergonha . Obg pelaa dicas

    ResponderExcluir
  90. Vanja eu estou passando pelo mesmo problema, meu filho vai fazer um mes ainda!

    ResponderExcluir
  91. Olá, o meu seio esquerdo está exatamente como o seu comentário, será q posso tirar com a bombinha quando der o direito, por que é automático, meu filho mama o direito e o esquerdo enche muito.

    ResponderExcluir
  92. Oiiii gnte minha bb tem 5 meses,meu seio esquerdo tm uma diferença enorme fico at triste d olhar ela sempre tve pref. Pelo esquerdo ai foi ficando até mais pratico pq era confortavel p ela e p mim acho q por isso o esquerdo produz mais leite,essa semana comecei a oferecer mais o direiro comecei a dar o seio direito deitada q fica conf. P ela meu seiio direito começou aumentar prod. Mais leite mais ta super dolorido mas mesmo c do deixo mamar at secar rsrs acho q igual n vai ficar mais vai diminui a diferença....é isso meninas achei q estava só imagina achei esse blog amei n estou mais só e agora informada

    ResponderExcluir
  93. oi mamães estou desesperada não saber oque fazer, meu peito direito não tem muito leite apezar do meu filho nunca ter pegado não gosta de mamar no direito esta muitoooo pequeno não sei oque fazer e ele tem 9 meses de mamada no esquerdo....

    ResponderExcluir
  94. Estou passando pelo o mesmo problema meu filho só quer saber de um peito direitoe outro ta maior umas 3 vezes mas que o outro, já estou desesperada o que devo fazer se ele não quer saber do outro !!! me der uma dica por favor

    ResponderExcluir
  95. Nossa estou passando por isso meu filho ta fazendo 2 meses hj e meu peito direito é muito menor q o esquerdo e eu estou ficando constrangida ate em sair é muita diferença compro blusas belas e nada fica bom fico com vergonha a sei la mais vou seguir essa dica pra ver se resolve...

    ResponderExcluir
  96. gente preciso de ajuda amamento a 3 meses e meu seio esquerdo esta mtu maior que o outro da ate p ver a diferenca ate quando estou vestida .. preciso mtu de ajuda :( ...

    ResponderExcluir
  97. Boa Tarde!
    Eu acostumei minha filha só no direito....agora a diferença está muito grande...oque eu faço ? Diminuo as mamadas? Ela tem apenas 10 meses...com qual intervalo de uma mamada pra outra?

    ResponderExcluir
  98. tais 06 de junho de 2014 22;25
    olá,estou amamentando minha filha de 1 ano 10 meses.e de uns meses prá cá,o seio direito esta maior do que esquerdo,inclusive direito enche e o esquerdo nada.so fica pequeno o que devo fazer naõ quero ficar seio maior outro???
    me ajudem,por favor.....

    ResponderExcluir
  99. ola meu peito esquerdo esta bem maior que o direito do nada o meu filho mamou e nao voltou ao normal dai o meu filho nao quis mas mamar dsi fiquei sem da o peito menos si que andei pesquisando e vi que tenho que da o peito menor so que ele nao quer chora muito porq nao sai mas tanto leite igual ao outro tenho e desgosyo quando vou sair porq nao posso colocar uma camiseta.mas vou tentar p ver se volta o normal.vou ser mas uma a tentar.

    ResponderExcluir
  100. SOCORRO...
    Estou com a auto estima baixa do nada eu choro!
    meu peito esquerdo ta muito mais muito enorme eo direito ta bem pequeno parece que nem. Tenho peito no direito meu bebe tem 10 meses e não sei oque fazer tem gente que diz que volta! E não tenho dinheiro pra pagar cirurgia.

    ResponderExcluir