Pular para o conteúdo principal

III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento - ReHuNa

Mensagem da presidente da Conferência de Humanização organizado pela Rehuna, Dra Daphne Rattner


Estamos finalizando alguns dos preparativos para a III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento.

Em termos políticos, ela é muito importante para o movimento:

- Ela ocorre em Brasília, centro do poder político do país.

- Ela ocorre depois de eleições presidenciais e de governadores. É um momento de mudança política. Dependendo da visibilidade de mídia que conseguirmos, poderemos influenciar o rumo e as definições das políticas para o próximo governo. (Você pode ajudar nesse sentido: se você tem acesso á mídia de usa localidade, veja se é possível fazer uma matéria avisando da realização da Conferência. Há várias informações no site e temos também um comunicado à imprensa. Em breve teremos mais material de divulgação escrito. Escreva para contato@conferenciarehuna2010.com.br para solicitar nossos releases).

- Ela está sendo realizada dez anos após a I Conferência, ocorrida em Fortaleza. Poderemos fazer um balanço do que avançamos nestes dez anos – e por onde podemos prosseguir.

Temos tido vários enfrentamentos com o movimento contrário ao avanço de nosso movimento. Vez por outra surge alguém querendo fechar uma casa de parto (a boa notícia é que tem muita gente desejando abrir uma. Quando eu estava no Ministério da Saúde, várias vezes fui procurada por interessad@s.)

O problema é que dá um trabalhão para montar uma casa de partos: além da construção, tem que ter gente que adere à proposta, trabalha com dedicação e faz desse projeto uma vitrine do que poderia ser - para que outros se interessem.

E... para fechar uma casa de partos, basta uma canetada.

A não ser que aconteça como aconteceu ainda esta semana no Distrito Federal - apenas com os boatos do que vinha, a equipe da Casa de Partos de São Sebastião se mobilizou, com uma inteligência política muito grande, costurando alianças com deputados reeleitos, movimentos sociais e outras lideranças e conseguiu adiar - mais uma vez - essa sentença.

A outra boa notícia: solicitamos à Secretaria de Saúde que autorize visitas à Casa de Partos de São Sebastião durante a III Conferência, para quem deseje conhecer a proposta e o trabalho lindo e comprometido que essas enfermeiras vêm fazendo.

E estamos organizando uma linda Conferência, cheia de gente boa, para vocês e quem mais se interessar.

A cada dia temos outra confirmação de algum participante do exterior: esta semana recebemos a do Dr. Ricardo Fescina, do Centro Latino Americano de Perinatologia e possivelmente teremos a coordenadora de Saúde da Mulher da Organização Mundial de Saúde.

Para quem deseja interagir com esses órgãos, no sentido de articular futuras colaborações, em pesquisas, estágios, ou mesmo serviços, a Conferência será uma ótima oportunidade.

E teremos a Ioanna Mari, presidente da OMAEP (Organização Mundial de Associações para a Educação Perinatal) e que virá para ajudar a desenvolver um núcleo dessa associação aqui no Brasil, que está sendo organizado por várias ativistas de nosso movimento. Já me contaram a história dela, é uma mulher muito interessante, uma juíza que assumiu a defesa do período perinatal e conseguiu que em seu país, a Grécia, fosse aprovadas várias leis em defesa desse período. Ela nos contará um pouco de sua trajetória bem sucedida.

Teremos ainda a Ellen Hodnet, da Colaboração Cochrane, que falará de sua última revisão sobre local de parto - bom para quem precisa de argumentos para defender o parto domiciliar ou em casa de partos...

E teremos vários palestrantes importantes de nosso país - muitos de nosso movimento, nem cito para não deixar alguém de fora...

Isso sem mencionar os vários eventos culturais, ou mesmo o Encontro de Doulas, o Encontro da Relacahupan, os cursos pré-Conferência.

Serão dias intensivos - e para nós será muita alegria recepcioná-l@s aqui.

Outra boa notícia: estendemos até o dia 10 de outubro, ou seja, até este domingo, a possibilidade de fazer inscrição nos valores de setembro.

Assim - quem desejar aproveitar esse valor antes do próximo aumento, aproveite e se inscreva!

Conseguimos alguns descontos em passagens aéreas e hotéis, essas possibilidades já se encontram no site.

E se tiver algum (a) amig@ que se interessa pelo tema e também poderia aproveitar do fato de que esta Conferência está sendo realizada no Brasil, e que para ouvir algumas dessas pessoas não será necessário viajar para o exterior... por favor, convide!

O sucesso dessa Conferência depende da participação de vocês e que consigamos difundir nossas idéias, conhecimentos, avanços científicos – e ganhar mais e mais aliad@s nesse movimento tão valoroso.

Um forte abraço - e bom fim de semana



Daphne

Presidente da III Conferência - http://www.conferenciarehuna2010.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amamentação - Quando um peito fica maior do que o outro

Por Maísa Algumas mulheres que amamentam experienciam ter um peito maior do que o outro. Não estou me referindo àquela diferença natural que ocorre ao longo do dia, quando um peito está sempre mais cheio do que o outro e vão se revezando nesta apresentação. Estou falando de uma diferença que, independente de qual peito esteja amamentando no momento, sempre há o que se apresenta maior do que o outro. Apesar de eu ter 3 anos e meio de amamentação com meus dois filhos nunca havia me acontecido isso. Até que há um tempo atrás percebi que um peito estava bem maior do que o outro. Fiquei observando, passavam os dias e nada mudava, parecia até que a diferença acentuava e o esquerdo já estava constantemente o dobro do direito, perceptível até mesmo vestida. Eu estava amamentando normalmente com os dois peitos, como sempre havia feito, revezando-os nas mamadas. Mas não sei por qual razão o esquerdo estava produzindo muito mais leite, embora o direito, ainda que bem menor, também satisfazi

Pesquisa recupera tradição das parteiras do DF

Professora Silvéria Santos relata como a medicalização do parto sufocou o trabalho dessas profissionais. Estudo faz parte de seminário internacional O ofício das parteiras, comum até a década de 1970, foi silenciado pela medicina moderna. “No Distrito Federal, a tradição foi submetida ao processo hegemônico do projeto modernista da região”, explica a professora Silvéria Maria Santos, do Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília. Em sua tese de doutorado, defendida no departamento de História, Silvéria recupera a memória das parteiras do Entorno, cujos saberes são transmitidos por meio da tradição oral, passada de geração em geração. “As parteiras aprendem partejando, auxiliando as parteiras mais experientes”, afirma a professora. Segundo ela, o excesso de medicalização e a valorização do conhecimento “racional e quantificado” desqualificaram o trabalho dessas mulheres. “Mesmo nas áreas rurais, verificamos um aprendizado escasso desse ofício, em função da institucional

WORKSHOP FUTURÍVEIS DO NASCIMENTO

Com Vanja Mendes – Doula Reencarnacionista Objetivos: 1 – Expandir a compreensão do nascimento sob a ótica reencarnacionista; 2 – Buscar as redes de apoio extrassensoriais mais próximas à você. Baseado no livro “Nascimento: um aprendizado extrassensorial”   FUTURÍVEIS – relativo ao futuro Meta: expandir a prática de boas atitudes que culminam num bom nascimento. A quem interessa?  Pessoas buscando autoconhecimento, psicoterapeutas, Doulas, casais grávidos ou tentantes, pessoas com questões pessoais na infância (abandono, violência, abusos), profissionais do parto e nascimento, estudantes de psicologia e enfermagem, outras áreas da saúde, espiritualistas, terapeutas, hipnoterapeutas, pais e mães de crianças especiais, perdas gestacionais. EMENTA: Receptivo terapêutico – cabana magnética Porque futuríveis? Egrégoras do nascimento Perspectivas Reencarnacionistas Intenção versus Ação Personalidades das crianças Vivência : Sintonização