Pular para o conteúdo principal

Após a III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento

Após a conferência muitos encaminhamentos estão sendo feitos.

Vamos acompanhar e sugerir outros mais.

Segue:

1- Na plenária final do evento foi aprovada por unanimidade a proposta de enviar ao Exmo. Sr. Ministro da Saúde José Gomes Temporão a sugestão de que seja indicada para inclusão na pauta da 64ª Assembléia Mundial da Saúde, a ser realizada em maio de 2011 na sede da Organização Mundial de Saúde, o item: "Atenção humanizada a partos e nascimentos", sendo que a reunião para deliberação da pauta será realizada em janeiro de 2011. Foi ainda sugerido no Dia Internacional, reunião realizada em 1 de dezembro com ativistas de movimentos sociais nacionais e internacionais, que esta proposta seja acompanhada da indicação de adoção e desenvolvimento dos Dez Passos para o Nascimento MãeBebê, proposto pela International MotherBaby Childbirth Organization – Organização Internacional para o Nascimento MãeBebê, constante no sítio www.imbci.org. A solicitação foi encaminhada através do OFICIO/III CIHPN/041/2010. Solicitamos seu apoio para este encaminhamento.

2- Durante os debates desta Conferência, foi proposta a criação das seguintes redes:
a. Rede Latino-americana e do Caribe de Doulas
b. Rede Latino-americana e do Caribe de escolas de parteiras
c. Rede Latino-americana e do Caribe de centros de parto normal/ casas de parto

3- Foi dada continuidade ao Grupo de Trabalho que se propõe a aprofundar o entendimento sobre a atuação das parteiras domiciliares urbanas, movimento que vem tomando corpo em nosso país, principalmente nas capitais e metrópoles. Os projetos futuros incluem a elaboração de protocolos e diretrizes para essa modalidade de atenção, assim como organização de um sistema de informações para o monitoramento dos processos e resultados.

4- Uma das dificuldades encontradas pelas parteiras urbanas refere-se aos constrangimentos que mães, pais e casais encontram para o registro civil de seus bebês, quando o parto ocorre em domicílio urbano. Sendo o registro civil um legítimo direito de qualquer criança, e sendo a extensão do registro civil a todos uma prioridade da Presidência da República, solicitou-se através do ofício OFICIO/III CIHPN/043/2010 ao Exmo. Sr. Ministro da Saúde José Gomes Temporão providências no sentido de que seja facilitado o registro dessas crianà §as, com orientações específicas emanadas do governo federal aos cartórios nesse sentido.

5- Ademais, na reunião de ativistas do Dia Internacional, realizada em 1 de dezembro de 2010, entre outros temas, foram abordados:
a. A possibilidade de que o conhecimento e sabedoria das parteiras tradicionais seja considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Participaram dessa reunião representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e do Instituto Nomades, que já vem elaborando inventário das práticas de parteiras tradicionais no país, que contribuiram com suas orientações para que seja dado esse encaminhamento.
b. A Iniciativa Internacional para o Nascimento MãeBebê, conhecida globalmente como IMBCI pela sua designação em inglês - The International MotherBaby Childbirth Initiative – com seus 10 passos para a otimização dos serviços de maternidade MãeBebê.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amamentação - Quando um peito fica maior do que o outro

Por Maísa Algumas mulheres que amamentam experienciam ter um peito maior do que o outro. Não estou me referindo àquela diferença natural que ocorre ao longo do dia, quando um peito está sempre mais cheio do que o outro e vão se revezando nesta apresentação. Estou falando de uma diferença que, independente de qual peito esteja amamentando no momento, sempre há o que se apresenta maior do que o outro. Apesar de eu ter 3 anos e meio de amamentação com meus dois filhos nunca havia me acontecido isso. Até que há um tempo atrás percebi que um peito estava bem maior do que o outro. Fiquei observando, passavam os dias e nada mudava, parecia até que a diferença acentuava e o esquerdo já estava constantemente o dobro do direito, perceptível até mesmo vestida. Eu estava amamentando normalmente com os dois peitos, como sempre havia feito, revezando-os nas mamadas. Mas não sei por qual razão o esquerdo estava produzindo muito mais leite, embora o direito, ainda que bem menor, também satisfazi...

Nasceu LUIZA, minha neta!

Uma forte emoção abalou meu coração neste feriadão de páscoa. Nasce Luiza, minha neta, uma nova luz na minha vida. Como é bom renovar a vida com mais vida! Um parto domiciliar que teve seus agravos antes do final feliz. Meu filho e nora ensaiaram o plano A e B várias vezes. Perguntaram, se informaram e acreditaram nas propostas. Plano A – Hospital em Brasília com quarto para parto humanizado e que aceita o plano de saúde Plano B – Casa de Parto de São Sebastião Os dois falharam em suas propostas. O primeiro com a parte física perfeita mas sem profissional capacitado. O segundo com estrutura física fragilizada, com profissionais capacitados mas impedido de funcionar por conta da burocracia. Quase não acreditei que vivi essa experiência. A terceira opção do casal era o parto domiciliar e foi a única opção real de humanização e respeito à vida. Silvéria Maria, iluminada parteira, coração abençoado, a mulher que encara de frente todos os entraves burocráticos e médicos. Esta sim, o sím...