Pular para o conteúdo principal

Após a III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento

Após a conferência muitos encaminhamentos estão sendo feitos.

Vamos acompanhar e sugerir outros mais.

Segue:

1- Na plenária final do evento foi aprovada por unanimidade a proposta de enviar ao Exmo. Sr. Ministro da Saúde José Gomes Temporão a sugestão de que seja indicada para inclusão na pauta da 64ª Assembléia Mundial da Saúde, a ser realizada em maio de 2011 na sede da Organização Mundial de Saúde, o item: "Atenção humanizada a partos e nascimentos", sendo que a reunião para deliberação da pauta será realizada em janeiro de 2011. Foi ainda sugerido no Dia Internacional, reunião realizada em 1 de dezembro com ativistas de movimentos sociais nacionais e internacionais, que esta proposta seja acompanhada da indicação de adoção e desenvolvimento dos Dez Passos para o Nascimento MãeBebê, proposto pela International MotherBaby Childbirth Organization – Organização Internacional para o Nascimento MãeBebê, constante no sítio www.imbci.org. A solicitação foi encaminhada através do OFICIO/III CIHPN/041/2010. Solicitamos seu apoio para este encaminhamento.

2- Durante os debates desta Conferência, foi proposta a criação das seguintes redes:
a. Rede Latino-americana e do Caribe de Doulas
b. Rede Latino-americana e do Caribe de escolas de parteiras
c. Rede Latino-americana e do Caribe de centros de parto normal/ casas de parto

3- Foi dada continuidade ao Grupo de Trabalho que se propõe a aprofundar o entendimento sobre a atuação das parteiras domiciliares urbanas, movimento que vem tomando corpo em nosso país, principalmente nas capitais e metrópoles. Os projetos futuros incluem a elaboração de protocolos e diretrizes para essa modalidade de atenção, assim como organização de um sistema de informações para o monitoramento dos processos e resultados.

4- Uma das dificuldades encontradas pelas parteiras urbanas refere-se aos constrangimentos que mães, pais e casais encontram para o registro civil de seus bebês, quando o parto ocorre em domicílio urbano. Sendo o registro civil um legítimo direito de qualquer criança, e sendo a extensão do registro civil a todos uma prioridade da Presidência da República, solicitou-se através do ofício OFICIO/III CIHPN/043/2010 ao Exmo. Sr. Ministro da Saúde José Gomes Temporão providências no sentido de que seja facilitado o registro dessas crianà §as, com orientações específicas emanadas do governo federal aos cartórios nesse sentido.

5- Ademais, na reunião de ativistas do Dia Internacional, realizada em 1 de dezembro de 2010, entre outros temas, foram abordados:
a. A possibilidade de que o conhecimento e sabedoria das parteiras tradicionais seja considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Participaram dessa reunião representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e do Instituto Nomades, que já vem elaborando inventário das práticas de parteiras tradicionais no país, que contribuiram com suas orientações para que seja dado esse encaminhamento.
b. A Iniciativa Internacional para o Nascimento MãeBebê, conhecida globalmente como IMBCI pela sua designação em inglês - The International MotherBaby Childbirth Initiative – com seus 10 passos para a otimização dos serviços de maternidade MãeBebê.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amamentação - Quando um peito fica maior do que o outro

Por Maísa Algumas mulheres que amamentam experienciam ter um peito maior do que o outro. Não estou me referindo àquela diferença natural que ocorre ao longo do dia, quando um peito está sempre mais cheio do que o outro e vão se revezando nesta apresentação. Estou falando de uma diferença que, independente de qual peito esteja amamentando no momento, sempre há o que se apresenta maior do que o outro. Apesar de eu ter 3 anos e meio de amamentação com meus dois filhos nunca havia me acontecido isso. Até que há um tempo atrás percebi que um peito estava bem maior do que o outro. Fiquei observando, passavam os dias e nada mudava, parecia até que a diferença acentuava e o esquerdo já estava constantemente o dobro do direito, perceptível até mesmo vestida. Eu estava amamentando normalmente com os dois peitos, como sempre havia feito, revezando-os nas mamadas. Mas não sei por qual razão o esquerdo estava produzindo muito mais leite, embora o direito, ainda que bem menor, também satisfazi

Pesquisa recupera tradição das parteiras do DF

Professora Silvéria Santos relata como a medicalização do parto sufocou o trabalho dessas profissionais. Estudo faz parte de seminário internacional O ofício das parteiras, comum até a década de 1970, foi silenciado pela medicina moderna. “No Distrito Federal, a tradição foi submetida ao processo hegemônico do projeto modernista da região”, explica a professora Silvéria Maria Santos, do Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília. Em sua tese de doutorado, defendida no departamento de História, Silvéria recupera a memória das parteiras do Entorno, cujos saberes são transmitidos por meio da tradição oral, passada de geração em geração. “As parteiras aprendem partejando, auxiliando as parteiras mais experientes”, afirma a professora. Segundo ela, o excesso de medicalização e a valorização do conhecimento “racional e quantificado” desqualificaram o trabalho dessas mulheres. “Mesmo nas áreas rurais, verificamos um aprendizado escasso desse ofício, em função da institucional

WORKSHOP FUTURÍVEIS DO NASCIMENTO

Com Vanja Mendes – Doula Reencarnacionista Objetivos: 1 – Expandir a compreensão do nascimento sob a ótica reencarnacionista; 2 – Buscar as redes de apoio extrassensoriais mais próximas à você. Baseado no livro “Nascimento: um aprendizado extrassensorial”   FUTURÍVEIS – relativo ao futuro Meta: expandir a prática de boas atitudes que culminam num bom nascimento. A quem interessa?  Pessoas buscando autoconhecimento, psicoterapeutas, Doulas, casais grávidos ou tentantes, pessoas com questões pessoais na infância (abandono, violência, abusos), profissionais do parto e nascimento, estudantes de psicologia e enfermagem, outras áreas da saúde, espiritualistas, terapeutas, hipnoterapeutas, pais e mães de crianças especiais, perdas gestacionais. EMENTA: Receptivo terapêutico – cabana magnética Porque futuríveis? Egrégoras do nascimento Perspectivas Reencarnacionistas Intenção versus Ação Personalidades das crianças Vivência : Sintonização