Pular para o conteúdo principal

Pré-natal masculino vai incentivar futuros pais a fazerem check-up preventivo

Fonte: Ascom - 15/09/2010


A proposta é incentivar os maridos a acompanharem o pré-natal das esposas e zelar pela própria saúde

Uma nova proposta do Ministério da saúde é estimular os homens a fazer uma espécie de pré-natal junto com a esposa que vai ganhar neném. A intenção é conscientizar a população masculina a se cuidar mais e fazer os exames de prevenção.

A ideia é orientar os profissionais de saúde das unidades básicas a convencer os maridos que acompanham as gestantes no pré-natal a fazerem também um check-up. O diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do ministério, José Luiz Telles, explica que o objetivo é aproveitar esse momento de mais sensibilidade masculina para mostrar a necessidade dele também preservar mais a própria saúde.

O pré-natal masculino, como é chamado o projeto, também vai incentivar os maridos a acompanharem mais de perto o pré-natal da esposa, participando junto com elas das consultas e dos exames.

Segundo José Luiz Telles, é comprovado que o homem comprometido com o bem-estar da família se expõe menos à situações de risco, uma das principais causas de mortes entre eles. "O acompanhamento das consultas cria um vínculo afetivo maior entre o casal e também dos pais com filho que vai nascer. Nós não temos dúvida que esse tipo de estratégia reduz substancialmente situações de violência que poderão ocorrer no futuro, faz com que o casal tenha maior capacidade de lidar com os desafios de um novo ser", completa o diretor.

Telles lembra que essa é mais uma das ações que integram a Política Nacional de Saúde do Homem. A estratégia de saúde voltada para a população masculina no Brasil é um dos temas de discussão do primeiro Seminário Internacional de Saúde do Homem das Américas, que vai até esta terça-feira, em Brasília.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amamentação - Quando um peito fica maior do que o outro

Por Maísa Algumas mulheres que amamentam experienciam ter um peito maior do que o outro. Não estou me referindo àquela diferença natural que ocorre ao longo do dia, quando um peito está sempre mais cheio do que o outro e vão se revezando nesta apresentação. Estou falando de uma diferença que, independente de qual peito esteja amamentando no momento, sempre há o que se apresenta maior do que o outro. Apesar de eu ter 3 anos e meio de amamentação com meus dois filhos nunca havia me acontecido isso. Até que há um tempo atrás percebi que um peito estava bem maior do que o outro. Fiquei observando, passavam os dias e nada mudava, parecia até que a diferença acentuava e o esquerdo já estava constantemente o dobro do direito, perceptível até mesmo vestida. Eu estava amamentando normalmente com os dois peitos, como sempre havia feito, revezando-os nas mamadas. Mas não sei por qual razão o esquerdo estava produzindo muito mais leite, embora o direito, ainda que bem menor, também satisfazi...

Nasceu LUIZA, minha neta!

Uma forte emoção abalou meu coração neste feriadão de páscoa. Nasce Luiza, minha neta, uma nova luz na minha vida. Como é bom renovar a vida com mais vida! Um parto domiciliar que teve seus agravos antes do final feliz. Meu filho e nora ensaiaram o plano A e B várias vezes. Perguntaram, se informaram e acreditaram nas propostas. Plano A – Hospital em Brasília com quarto para parto humanizado e que aceita o plano de saúde Plano B – Casa de Parto de São Sebastião Os dois falharam em suas propostas. O primeiro com a parte física perfeita mas sem profissional capacitado. O segundo com estrutura física fragilizada, com profissionais capacitados mas impedido de funcionar por conta da burocracia. Quase não acreditei que vivi essa experiência. A terceira opção do casal era o parto domiciliar e foi a única opção real de humanização e respeito à vida. Silvéria Maria, iluminada parteira, coração abençoado, a mulher que encara de frente todos os entraves burocráticos e médicos. Esta sim, o sím...