Doular é amar, é doar e acompanhar.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Pré-natal masculino vai incentivar futuros pais a fazerem check-up preventivo

Fonte: Ascom - 15/09/2010


A proposta é incentivar os maridos a acompanharem o pré-natal das esposas e zelar pela própria saúde

Uma nova proposta do Ministério da saúde é estimular os homens a fazer uma espécie de pré-natal junto com a esposa que vai ganhar neném. A intenção é conscientizar a população masculina a se cuidar mais e fazer os exames de prevenção.

A ideia é orientar os profissionais de saúde das unidades básicas a convencer os maridos que acompanham as gestantes no pré-natal a fazerem também um check-up. O diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do ministério, José Luiz Telles, explica que o objetivo é aproveitar esse momento de mais sensibilidade masculina para mostrar a necessidade dele também preservar mais a própria saúde.

O pré-natal masculino, como é chamado o projeto, também vai incentivar os maridos a acompanharem mais de perto o pré-natal da esposa, participando junto com elas das consultas e dos exames.

Segundo José Luiz Telles, é comprovado que o homem comprometido com o bem-estar da família se expõe menos à situações de risco, uma das principais causas de mortes entre eles. "O acompanhamento das consultas cria um vínculo afetivo maior entre o casal e também dos pais com filho que vai nascer. Nós não temos dúvida que esse tipo de estratégia reduz substancialmente situações de violência que poderão ocorrer no futuro, faz com que o casal tenha maior capacidade de lidar com os desafios de um novo ser", completa o diretor.

Telles lembra que essa é mais uma das ações que integram a Política Nacional de Saúde do Homem. A estratégia de saúde voltada para a população masculina no Brasil é um dos temas de discussão do primeiro Seminário Internacional de Saúde do Homem das Américas, que vai até esta terça-feira, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário