Pular para o conteúdo principal

VACINAÇÃO ANTITETÂNICA DA GESTANTE

É recorrente nossa falta de informação a respeito de legislação. Fiz uns recortes do Manual Técnico de Assistência Pré-Natal do Ministério da Saúde sobre o que preconiza na assistência Pré-Natal.


1º - Com relação á vacinação Antitetânica da gestante

É realizada para a prevenção do tétano no recém-nascido e para a proteção da gestante, com a vacina dupla tipo adulto (dT) ou, na falta desta, com o toxóide tetânico (Tf).

Gestante não-vacinada

Esquema básico: consta de três doses, podendo ser adotado um dos seguintes esquemas:

1ª Dose 2ª Dose 3ª Dose

Precoce 30-60 dias após 1ª dose 180 dias após 2ª dose

60 dias após 1ª dose 60 dias após 2ª dose

* Segunda dose deve ser aplicada até 20 dias, no máximo, antes da data provável do parto.

Reforços: de dez em dez anos; antecipar a dose de reforço se ocorrer nova gravidez em cinco anos, ou mais, depois da aplicação da última dose.

Gestante vacinada

Esquema básico: na gestante que já recebeu uma ou duas doses da vacina contra o tétano (DPT, DT, dT ou TT), deverão ser aplicadas mais uma ou duas doses da vacina dupla tipo adulto (dT) ou, na falta desta, com o toxóide tetânico (TT), para se completar o esquema básico de três doses.

Reforços: de dez em dez anos; antecipar a dose de reforço se ocorrer nova gravidez em cinco anos, ou mais, depois da aplicação da último dose.

Efeitos adversos mais comuns

Dor, calor, vermelhidão e endurecimento local, e febre.

Contra-indicações

A única contra-indicação é o relato, muito raro, de reação anafilática seguindo-se à aplicação de dose anterior.

Retirado do Manual Técnico de Assistência Pré-Natal / MS


http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd04_11.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amamentação - Quando um peito fica maior do que o outro

Por Maísa Algumas mulheres que amamentam experienciam ter um peito maior do que o outro. Não estou me referindo àquela diferença natural que ocorre ao longo do dia, quando um peito está sempre mais cheio do que o outro e vão se revezando nesta apresentação. Estou falando de uma diferença que, independente de qual peito esteja amamentando no momento, sempre há o que se apresenta maior do que o outro. Apesar de eu ter 3 anos e meio de amamentação com meus dois filhos nunca havia me acontecido isso. Até que há um tempo atrás percebi que um peito estava bem maior do que o outro. Fiquei observando, passavam os dias e nada mudava, parecia até que a diferença acentuava e o esquerdo já estava constantemente o dobro do direito, perceptível até mesmo vestida. Eu estava amamentando normalmente com os dois peitos, como sempre havia feito, revezando-os nas mamadas. Mas não sei por qual razão o esquerdo estava produzindo muito mais leite, embora o direito, ainda que bem menor, também satisfazi...

Nasceu LUIZA, minha neta!

Uma forte emoção abalou meu coração neste feriadão de páscoa. Nasce Luiza, minha neta, uma nova luz na minha vida. Como é bom renovar a vida com mais vida! Um parto domiciliar que teve seus agravos antes do final feliz. Meu filho e nora ensaiaram o plano A e B várias vezes. Perguntaram, se informaram e acreditaram nas propostas. Plano A – Hospital em Brasília com quarto para parto humanizado e que aceita o plano de saúde Plano B – Casa de Parto de São Sebastião Os dois falharam em suas propostas. O primeiro com a parte física perfeita mas sem profissional capacitado. O segundo com estrutura física fragilizada, com profissionais capacitados mas impedido de funcionar por conta da burocracia. Quase não acreditei que vivi essa experiência. A terceira opção do casal era o parto domiciliar e foi a única opção real de humanização e respeito à vida. Silvéria Maria, iluminada parteira, coração abençoado, a mulher que encara de frente todos os entraves burocráticos e médicos. Esta sim, o sím...