Doular é amar, é doar e acompanhar.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

LEITE VEGETAL – Como preparar “SAÚDE”

Com o leite de origem animal contaminado com brucelose, febre aftosa, verminose etc., a alternativa é usar o leite vegetal que pode ser preparado com sementes de gergelim, amendoim, soja e coco. Eis as receitinhas:

- Leite de Soja

Coloque de molho por uma noite 2 copos de soja em grão, em 6 copos de água. Na manhã seguinte escorra a água e lave bem. Ponha no fogo para aquecer um pouco, na proporção de 2 copos de soja para um copo de água. Quando começar a ferver, ponha mais 2 copos de água fria. Depois de esfriar, passe pelo liquidificador e acrescente mais um copo de água. Coe e ponha a ferver o leite em caldeirão grande. Use fogo baixo durante 30 minutos, contados a partir da ebulição.

O resíduo pode ser usado para pães, biscoitos ou assados.

Para o leite de soja tornar-se medicinal e mais saboroso, tempere-o com uma pitada de sal, um pouco de mel, cravo e canela. Use-o em sua vitamina favorita, no café da manhã ou nos horários de merenda. Experimente usar ameixa-preta e mel (ou açúcar mascavo) na proporção de 2 ameixas para cada copo de leite de soja.

- Leite de Coco

Parta o coco e passe-o no liquidificador com água (1 litro, se o coco for pequeno), por 8 minutos. Coe, tempere com mel e uma pitada de sal. O resíduo pode ser usado cru em bolos, pães, cremes, tortas, granola, etc. Também se pode torrar, sendo usado de muitas maneiras.

- Leite de Gergelim

Bata no liquidificador, por 5 minutos, 3 colheres (sopa) de gergelim branco, 3 copos de água, uma pitada de sal e uma de mel de abelhas. Coe e use no café da manhã e no jantar. (Há quem ache esse leite muito forte. Nesse caso, misturar com leite de coco).

Com o seu resíduo faz-se o mesmo que com o do leite de coco.

- Leite de Amendoim

Ponha de molho em água quente por meia hora, 1 copo de amendoins-crus. Depois de esfriar tire a película. Passe pelo liquidificador com 1 litro de água, uma pitada de sal e mel de abelhas. Também pode ser misturado com leite de coco, caso deseje.

- Leite de Aveia e Coco

Bata no liquidificador duas colheres de aveia e uma colher de coco ralado em 2 copos de água, durante 3 a cinco minutos. Adoçar com mel ou colocar uma pitada de sal.





Retirado do blog http://sosortomolecular.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário