Pular para o conteúdo principal

O QUE É PERÍNEO?

O períneo é um músculo importante. É com ele que o bebê se defrontará quando for empurrado pelo útero, que o quer expulsar. O períneo é formado por um conjunto de músculos que constituem o assoalho da bacia e estende-se do ânus às partes genitais. Apresenta, portanto, três orifícios: uretra, vagina e ânus. Sofre fortes pressões no momento do nascimento por causa da passagem da cabeça do bebê.

É muito importante aprender a relaxá-lo pois quando flexível, ele participa de modo positivo da passagem do bebê, que procura descer e sair das vias genitais.

Durante a gestação trabalhar tônus do períneo fazendo os exercícios de Kegel. No final da gestação massageá-lo para auxiliar na irrigação do local. Após o parto cesáreo ou normal, com ou sem episiotomia, retornar aos exercícios de fortalecimento e melhora de tônus muscular.

Comentários

  1. Olá. Minha filha de 6 meses não quer mamar no peito direito. Porque o meu leite secou do nada sai alguma coisa mais ela não quer pegar não sei se é o gosto q é diferente mais o meu peito direto enxe e ela não dar conta o que eu falso para que ele volte a ter leite. Tá orrivel ose meus peito um grande de mais e menor de mais ki vergonha que tenho. Me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Minha filha tem 41 dias, e meu peito direito está enorme e dá mais leite. Eu dou o esquerdo mas ele não enche como o direito. Tive mastite no peito direito, ele enche muito rápido, fica difícil dar um peito e esperar a outra mamada pra dar o outro. Será que posso dar o menor e tirar o do direito com bombinha? Ou será que vou estimular da mesma forma?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amamentação - Quando um peito fica maior do que o outro

Por Maísa Algumas mulheres que amamentam experienciam ter um peito maior do que o outro. Não estou me referindo àquela diferença natural que ocorre ao longo do dia, quando um peito está sempre mais cheio do que o outro e vão se revezando nesta apresentação. Estou falando de uma diferença que, independente de qual peito esteja amamentando no momento, sempre há o que se apresenta maior do que o outro. Apesar de eu ter 3 anos e meio de amamentação com meus dois filhos nunca havia me acontecido isso. Até que há um tempo atrás percebi que um peito estava bem maior do que o outro. Fiquei observando, passavam os dias e nada mudava, parecia até que a diferença acentuava e o esquerdo já estava constantemente o dobro do direito, perceptível até mesmo vestida. Eu estava amamentando normalmente com os dois peitos, como sempre havia feito, revezando-os nas mamadas. Mas não sei por qual razão o esquerdo estava produzindo muito mais leite, embora o direito, ainda que bem menor, também satisfazi

Pesquisa recupera tradição das parteiras do DF

Professora Silvéria Santos relata como a medicalização do parto sufocou o trabalho dessas profissionais. Estudo faz parte de seminário internacional O ofício das parteiras, comum até a década de 1970, foi silenciado pela medicina moderna. “No Distrito Federal, a tradição foi submetida ao processo hegemônico do projeto modernista da região”, explica a professora Silvéria Maria Santos, do Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília. Em sua tese de doutorado, defendida no departamento de História, Silvéria recupera a memória das parteiras do Entorno, cujos saberes são transmitidos por meio da tradição oral, passada de geração em geração. “As parteiras aprendem partejando, auxiliando as parteiras mais experientes”, afirma a professora. Segundo ela, o excesso de medicalização e a valorização do conhecimento “racional e quantificado” desqualificaram o trabalho dessas mulheres. “Mesmo nas áreas rurais, verificamos um aprendizado escasso desse ofício, em função da institucional

WORKSHOP FUTURÍVEIS DO NASCIMENTO

Com Vanja Mendes – Doula Reencarnacionista Objetivos: 1 – Expandir a compreensão do nascimento sob a ótica reencarnacionista; 2 – Buscar as redes de apoio extrassensoriais mais próximas à você. Baseado no livro “Nascimento: um aprendizado extrassensorial”   FUTURÍVEIS – relativo ao futuro Meta: expandir a prática de boas atitudes que culminam num bom nascimento. A quem interessa?  Pessoas buscando autoconhecimento, psicoterapeutas, Doulas, casais grávidos ou tentantes, pessoas com questões pessoais na infância (abandono, violência, abusos), profissionais do parto e nascimento, estudantes de psicologia e enfermagem, outras áreas da saúde, espiritualistas, terapeutas, hipnoterapeutas, pais e mães de crianças especiais, perdas gestacionais. EMENTA: Receptivo terapêutico – cabana magnética Porque futuríveis? Egrégoras do nascimento Perspectivas Reencarnacionistas Intenção versus Ação Personalidades das crianças Vivência : Sintonização