Doular é amar, é doar e acompanhar.

domingo, 17 de outubro de 2010

O QUE É PERÍNEO?

O períneo é um músculo importante. É com ele que o bebê se defrontará quando for empurrado pelo útero, que o quer expulsar. O períneo é formado por um conjunto de músculos que constituem o assoalho da bacia e estende-se do ânus às partes genitais. Apresenta, portanto, três orifícios: uretra, vagina e ânus. Sofre fortes pressões no momento do nascimento por causa da passagem da cabeça do bebê.

É muito importante aprender a relaxá-lo pois quando flexível, ele participa de modo positivo da passagem do bebê, que procura descer e sair das vias genitais.

Durante a gestação trabalhar tônus do períneo fazendo os exercícios de Kegel. No final da gestação massageá-lo para auxiliar na irrigação do local. Após o parto cesáreo ou normal, com ou sem episiotomia, retornar aos exercícios de fortalecimento e melhora de tônus muscular.

Um comentário:

  1. Olá. Minha filha de 6 meses não quer mamar no peito direito. Porque o meu leite secou do nada sai alguma coisa mais ela não quer pegar não sei se é o gosto q é diferente mais o meu peito direto enxe e ela não dar conta o que eu falso para que ele volte a ter leite. Tá orrivel ose meus peito um grande de mais e menor de mais ki vergonha que tenho. Me ajude por favor.

    ResponderExcluir